15 de dezembro de 2006

Presépios


Fra Angelico

O presépio é uma das mais antigas formas de representação do Natal.
A palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”.
Mas este também é o nome dado à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo.

Há muito tempo, em Groccio, na Itália, São Francisco de Assis estava com um problema. Ele não conseguia explicar para os camponeses como havia sido a noite do nascimento de Jesus. Foi aí que ele teve uma idéia genial: pegou um pouco de argila, e com muita paciência moldou vários bonequinhos de barro.
Primeiro, fez um bebê. Em seguida, o pai e a mãe.
Depois, foi só arrumar tudo e pronto.

São Francisco havia montado, no ano de 1223, o primeiro presépio do mundo!

Nativité - Paul Gauguin

Os cristãos já celebravam a memória do nascimento de Jesus desde finais do séc. III, mas a tradição do presépio, na sua forma atual, tem as suas origens no século XVI.

As primeiras imagens do que hoje conhecemos como presépio de natal foram criadas em mosaicos no interior de igrejas e templos no século VI.

Lotto Lorenzo

Expedito do Piauí

Vamos entrar em rápidas férias de final de ano, mas desejamos muitas alegrias e um feliz 2007 para todos os amigos que nos dão tanta satisfação de vir ao Arte Moderna nos visitar. Muito obrigado !

Até breve e tudo de bom para vocês e suas famílias !

Photobucket - Video and Image Hosting

42 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Jonas, olha o Joka me passou a mensagem que voce estava com dificuldades de postar la no meu blog. Eu nao sei bem o que esta acontencendo, outras pessoas estao com o mesmo problema. Mas a unica coisa que eu posso pensar, eh que eu troquei o meu blog pela versao beta que eles oferecem agora, e depois disso notei que para postar comentarios nos outros blogs nao-beta, eu tenho que da o login no meu blog primeiro, para assim depois visitar os outros blogs. Sem dar o login no meu blog primeiro, o blogger nao me deixa postar comentarios. Talvez seja assim com os outros tambem. Primeiro dar o login no seu blog, para poder comentar no meu. Que chato, isso. Espero que se resolva logo.
Adorei a estoria dos presepios, nao sabia. E o presepio de Expedito do Piaui eh fantastico!
Um abraço

Anônimo disse...

Oi Jonas! não sabia dessa do São Fco.Assis, muito bacana...
pena que a tradição dos presépios tenham se perdido,né? lembro que quando era pequena,meus pais me levavam pra ver o presépio em tamanho natural e eu ficava encantada! mas minhas mudanças muitas peças se quebraram ou perderam-se, pretendo repor, quem sabe quando vierem os netos..rs...
boas férias! Boas Festas!
beijo

Jonas Prochownik disse...

laura, espero que se resolva logo esse problema. Obrigado pelo elogio e visita. Beijos e feliz Natal pra vc. do amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Lila, e sempre bom receber vc. aqui. Um feliz Natal e tudo de bom pra vc. deseja teu amigo Jonas.

Anônimo disse...

Jonas, relembrar da história dos presépios sempre nos encanta. Gosto de ter sempre um, em miniatura, o tempo todo em casa.
Me lembra sobretudo a família, lugar do lar, doce lar.
Boas Festas!
Feliz Natal!
Feliz 2007!
E, boas férias!

Matilda Penna disse...

Lindos esses presépios, adoro presépios.
Natal sem presépio para mim não é Natal, até dispenso a árvore, o presépio, nunca.
Boas Festas e um Ano Novo com tudo do melhor, para todos os seus.
Beijos, :).

Jonas Prochownik disse...

Cassia, obrigado e desejo pra vc. um feliz Natal e um otimo ano Novo. Beijos do teu amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Matilda, um otimo Natal e feliz Ano Novo, deseja o teu amigo Jonas.

Miriam disse...

Adorei os presépios...
Boas festas para todo o mundo desse lado do Oceano! :)

Beijos...

Jonas Prochownik disse...

Miriam, pra vc. do teu lado do oceano, desejo tudo de bom e boas festas. Beijos do teu amigo Jonas.

Anônimo disse...

Adorei conhecer as várias representções de presépios, que mostram a essência do espírito natalino.

Jonas Prochownik disse...

Eduardo, sempre e bom receber vc. aqui. Desejo pra vc. um feliz Natal e um otimo ano. Jonas.

Anônimo disse...

Boa Noite Sr.Jonas,
achei muito interessante o Presépio vertical.
Uma vez eu vi uma reportagem sobre Presépios que se preocupavam também com o entorno, uma continuidade entorno do nascimento de Jesus, é um momento mágico para todos nós, em todas as diferenças , independente de religiões, crenças, pois ele ama a todos.

Desejo ao senhor, ao Jôka e seus familiares um Feliz Natal e um 2007 repleto de Arte Moderna.

Até mais,
Janaina de Almeida,Vila Isabel.

Anônimo disse...

Querido Jonas, não conhecia a história do presépio... Adorei :0)

Beijos e bom fim de ano,

MM

Naeno disse...

Lindo tudo o que vi. Lindo que os meus olhos repletos não cabem mais a manhã.

Um abraço

Naeno

Jonas Prochownik disse...

Janaina, obrigado pelas palavras gentis e pelos votos. Desejo a vc. e a seus familiares um muito feliz Natal e um otimo ano novo. Um forte abraço do amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Monica, que bom que vc. veio. Otimo Natal e feliz ano novo pra vc. Beijos e espero vc. aqui no ano novo outra vez, Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Naeno, obrigado pela visita aqui no meu espaço. Um otimo Natal e um muito feliz ano novo, deseja o amigo Jonas.

Ivo Korytowski disse...

Lindas imagens! Bonita a arte sacra cristã. Não sou cristão, mas dá até vontade de ser! (Sério!!! Acho lindas as imagens, a iconografia, o culto ao Deus Menino, à mãe de Deus...)
Passei outro dia pelo Forte de Copacabana e vi que tem uma exposição lá sobre presépios, deve ser bonita. Haja tempo pra ver tanta maravilha. Tem o Aleijadinho lá no Centro que tampouco consegui ver.

Jonas Prochownik disse...

Ivo, obrigado por ter vindo aqui. Realmente nesse final de ano e tudo complicado. O transito esta um horror, as lojas estao cheias e o calor esta terrivel. Mas tudo bem, o espirito Natalino prevalece. Desejo a vc. tudo de bom e um prospero ano novo, que esperemos que seja melhor do que o que termina. Um forte abraço do amigo Jonas.

Vera F. disse...

Jonas, que lindo esse poste sobre presépios. As fotos e ilustrações super originais. Até nisso São Francisco de Assis(meu santo de devoção) foi divino!
Desculpa o sumiço, mas fica dificil visitar todos todos os dias e como vc não tem data certa para postar, nem sempre entro no blog. Quando postar avisa que aí eu venho, ok???

Para inspirar:
http://www.cidadedocerebro.com.br/mensagem.asp

Feliz Natal para vc e sua linda família e um 2007 melhor do que o ano que finda.

Bjos.

Angela Ursa disse...

Jonas, aprendi um bocado aqui!! Eu não sabia que São Francisco tinha montado o primeiro presépio. Gostei muito dessas imagens de presépios! Beijos natalinos da Ursa! :))

Jonas Prochownik disse...

Vera, obrigado pela visita. Vc. e sempre muito bem vinda aqui. Um otimo Natal e um maravilhoso ano Novo pra vc. Bjs. do amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Angela, um enorme beijo pra vc. minha amiga. Pra vc. e o seus um muito feliz Natal do amigo Jonas.

Wilton Chaves disse...

Olá!
Jonas, passei para lhe desejar um Feliz Natal e um 2007 pleno de realizações. Aproveitei a visita para ficar atualizado na leitura de seus ótimos posts.Achei muito interessante informações sobre arte e do ambiente natalino. Um grande abraço.

Jonas Prochownik disse...

Wilton. um otimo Natal e feliz ano Novo pra vc. tambem. Abrs. do amigo Jonas.

Laura_Diz disse...

Jonas, obrigada pela visita sempre bem vinda. ótimo seu comentário, realmente o artigo do calligaris sobre gêneros ´emto bom.
Um forte abraço e boas festas!
Festejar nunca é demais, né? eu sou desanimada, pero...
Laura

Jôka P. disse...

Laura, vamos esperar um ano novo melhor. Boas festas pra vc. e os seus do teu amigo Jonas.

Anônimo disse...

Laura, o comentario acima e meu. Jonas.

Carol disse...

Jonas, um Natal muito cheio de luz para você e toda a sua lin da família.
Beijo grande da amiga Carol.

Jonas Prochownik disse...

Carol, desejo a vc. um muito feliz Natal e um otimo ano Novo. Beijos do teu amigo Jonas.

Anônimo disse...

Um Bom Natal e um Próspero Ano Novo, são os votos de "No Mundo dos Museus".

Saudações museológicas,
Ana Carvalho
http://nomundodosmuseus.wordpress.com/

Jonas Prochownik disse...

Ana Carvalho, obrigado pela visita, que espero se repita muitas vezes. Um maravilhoso Natal deseja o amigo blogueiro Jonas.

Anônimo disse...

Jonas, Feliz Natal para voce e sua familia!

Jonas Prochownik disse...

Obrigado,Laurinha !
Vocês tiveram um White Christmas aí em Boston ?
Os meus votos de felicidades para você, seu marido Paul e seu filho Little Paul !

Anônimo disse...

Ei moço, passei para desejar feliz 2007 para você!!!! Que seu reveillon seja mágico e seu ano repleto de frutos...

beijocas

MM

Jonas Prochownik disse...

MM, um otimo ano Novo e um reveillon cheio de alegrias, deseja o teu amigo Jonas.

Marcus disse...

Jonas, que 2007 seja o ano das grandes realizações! Feliz ano novo, amigo!

Luci disse...

Jonas,
desejo à vc. um 2007 de paz, alegria e prosperidade!
bjs!

Jonas Prochownik disse...

Luci, um maravilhoso 2007 e nuitos acontecimentos bons no Ano Novo. Beijos do amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Marcus, tudo de bom pra vc. em 2007. Um forte abraço do teu amigo Jonas.

Anônimo disse...

Oi, vim através do blg do edu oliva!
Parabéns pelo seu. Gostei bastante.
Pretendo voltar mais vezes!
abraços
elaine pauvolid