18 de setembro de 2006

LAUTREC

Photobucket - Video and Image Hosting

Henri de Toulouse-Lautrec era um aristocrata, um boêmio alcoólatra e um grande artista.
Afligido por tristes deficiências físicas, ele descobriu um ambiente que o distraía e divertia e tornou-se o mais vívido cronista desse meio.

Photobucket - Video and Image Hosting

Le Moulin Rouge
Lautrec nasceu em 24 de novembro de 1864, em Albi, no sudoeste da França.
Sua família era tradicional, distinta e rica.
Diferentemente de muitos outros grandes artistas, Lautrec nunca teve sérias preocupações com dinheiro, exceto quando seu comportamento imprevisível provocava ameaças de cortar sua generosa mesada.

Photobucket - Video and Image Hosting

Além de ser pintor, ele era um grande artista popular, tendo sido um pioneiro do ousado e chamativo novo meio, o pôster.

Trabalhador prodigioso, dedicou-se simultaneamente a um estilo de vida autodestrutivo, que o matou com a idade de 36 anos.

O lado mais amargo das noites parisienses o atraiu, e ele até mudou-se para as maisons closes (bordéis) por longos períodos, retratando seus moradores de um modo desencantado e pé-no-chão que é tudo, menos pornográfico.


A maior atração de Montmartre era o Moulin Rouge, onde as dançarinas como La Goulue realizavam performances frenéticas da "quadrilee", mais tarde renomeada cancã.

Foi para o Moulin Rouge que Lautrec fez seu primeiro (e ainda o mais famoso) pôster, usando o relativamente novo processo da litografia.


Esse artista extraordinário pouco a pouco se destruiu.

Já em 1897, a sífilis e o alcoolismo afetavam seu comportamento.

Após um ataque final, ele foi levado para a casa de sua mãe, onde morreu em 9 de setembro de 1901.

Os prazeres, o brilho e os vícios da vida noturna parisiense, seus artistas célebres e as esquecidas mulheres da vida vivem para sempre na obra extraordinária de Lautrec.

6 de setembro de 2006

A Última Ceia

A Última Ceia
1495-1497 – Técnica: Mista com predominância da têmpera e óleo sobre duas camadas de preparação de gesso aplicadas sobre reboco - Dimensão: 460 x 880cm

A Última Ceia (no italiano, Il Cenacolo ou L'Ultima Cena) é uma pintura de Leonardo da Vinci para seu protetor, o Duque Lodovico Sforza.
Foi pintado numa das paredes do refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, entre os anos 1495 e 1498.

Depois de 22 anos de criteriosa restauração, uma das mais importantes obras da pintura universal - a Última Ceia, de Leonardo da Vinci - foi entregue ao público.

É uma das obras de arte mais reproduzidas em diferentes versões por outros artistas, algumas das quais apresento aqui.

Jacopo Bassano-1542

Representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos antes de ser preso e crucificado como descreve a Bíblia.

Pintura bizantina

Salvador Dali

Top Models

Playmobbil

É um dos maiores bens conhecido e estimado do mundo.

Ao contrário de muitas outras valiosas pinturas, nunca foi possuída particularmente, porque não pode ser removida do seu local de origem.