17 de julho de 2006

Surrealismo

Salvador Dali

O Surrealismo foi um movimento criado em Paris em 1924 por um grupo de artistas, filósofos e escritores.
Esse movimento artístico se opunha aos costumes da sociedade européia, mas procurava uma nova realidade, tentando explorar o inconsciente e subconsciente.
Seus temas eram a loucura, a solidão, os sonhos, as alucinações, o amor e o humor.


René Magritte

A pintura surrealista dividiu-se em duas escolas principais; de uma delas faziam parte o espanhol Salvador Dali e o belga René Magritte.

René Magritte

Estes artistas tentaram produzir novas sensações pela colocação de imagens fantásticas e irreais em seus quadros.

Como resultado obtinham pinturas misteriosas que pareciam não ter explicação lógica.

René Magritte

A outra escola surrealista adotou um método de pintura chamado automatismo: os artistas deixavam seus pincéis se movimentarem sobre a superfície da pintura, criando imagens e símbolos que revelavam seus subconscientes.

Joan Miró


Joan Miró, espanhol, mostrou a simplicidade de sua arte, sem que o seu contudo deixasse de lado imagens fantásticas e imaginosas.

Ismael Nery

Ismael Nery, importante pintor que só foi valorizado depois de sua morte, foi o precursor do Surrealismo no Brasil.

Esse foi sem dúvida um dos nossos maiores artistas, portanto vou voltar a falar dele em um próximo post.

60 comentários:

Luci disse...

O bigode de Dalí transcendeu sua arte..rs!Gosto muito do Magritte - sinto uma comovente solidão em sua arte...
bjs!

Jonas Prochownik disse...

Luci, que bom que vc. veio. Bjs. e otima semana pra vc. Jonas.

Anônimo disse...

Adoro Magritte......gosto do surrealismo.
Linda noite Jonas querido,
beijossssssssssss

Anônimo disse...

O subconsciente é um material maravilhos para a realização de grandes obras de arte.
Estou aprendendo batante com o seu blog, obrigado!!!

Jonas Prochownik disse...

Eduardo,que bom que vc. gosta. Uma boa semana com um abraco do amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

cLARINHA, TUDO DE BOM PRA VC. TAMBEM. OTIMA SEMANA, BEIJOS DO AMIGO JONAS.

Cristiano Contreiras disse...

Impactante as imagens mesmo!
abraços

Angela Ursa disse...

Jonas, eu adoro a pintura surrealista, principalmente os quadros Salvador Dali. São todos geniais! Beijos da Ursa :))

Anônimo disse...

Jonas,
parece que você adivinha .... só escreve sobre o que amo de paixão ...
Tenho a cópia de um Dali no meu quarto.
Beijos!

Jonas Prochownik disse...

A minha vida é muito mais surrealista do que a maioria dessas lindas obras.
Adoro vir ao seu blog para respirar cultura artística.
Beijos
Kristal

Dani disse...

Adoro Salvador Dali, e ainda vou escrever um post sobre o trabalho dele, que tanto me fascina, assim como sua personalidade excêntrica.
Gosto de alguns tipos de surrealismo, não todos. Mas admiro os artistas e estarei buscando sempre conhecer um pouco mais sobre seus trabalhos e suas influências artísticas.

Abração, Jonas. É bom vê-lo de volta. :-D

Carol disse...

Jonas, confesso que durante um (bom) tempo eu dizia que não era muito chegada em Arte Moderna. Acho que mantive esta posição muito por preconceito, por achar que "arte" era só aquela coisinha renascentista fofa. Hoje gosto bastante, mas ainda prefiro os "clássicos", como os que você mencionou. Recentemente vi aqui em Brasília uma exposição de trabalhos eróticos do Picasso que estava muito legal.
Bjo e boa semana!

Jonas Prochownik disse...

Cristiano, obrigado pela visita. Um abraço e otima semana pra vc. do amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Angela, e bom falar com todos outra vez. Beijos do teu amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Eugenia, que bom que vc. gostou. Beijos do amigo Jonas e boa semana pra vc.

Jonas Prochownik disse...

Kristal, obrigado pelo elogio. Espero vc. sempre. Beijos e otima semana do Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Dani, fico contente com a tua visita aqui. Beijos do teu amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Carol, que bom que vc. foi aos poucos tambem gostando de arte moderna. Bjs. do amigo Jonas.

Janaina disse...

Jonas, eu sou apaixonada por Miró, Dali, Magrite... Amei este post. Beijão e bem-vindo de volta!

Jonas Prochownik disse...

Janaina, e muito bom estar com vcs. de novo. Obrigado pelo elogio. Beijos e otima semana pra vc. do Jonas.

Simone disse...

Adoro Miró, fico feliz que tenha voltado, aprendo muito por aqui

Jonas Prochownik disse...

Morg, senti falta de vcs. tambem. Bjs. e otima semana pra vc. do Jonas.

Matilda Penna disse...

Então já temos um post novamente! Que bom, descobri por acaso que já estava tudo a pleno vapor aqui.
E adoro Joan Miró, Ismael Nery, Salvador Dali.
Já René Magritte só algumas poucas coisas que gosto, aqui na minha tera se diz que nossos santos não se cruzam, é esse o caso de René Magritte, meu santo não cruza com o dele.
Abraços, :).

Jonas Prochownik disse...

Matilda,muito bom ver vc. aqui! Ainda bem que vc. gosta de quase todos. Beijos do teu amigo Jonas.

Anônimo disse...

Bom é vir, sem esperança, só pelo costume mesmo, e encontrar reaberta essa sua sala de visitas; mas maravilha mesmo é estar pesquisando justamente as duas figuras, Dali e Magritte, e me deparar com elas aqui. Sei não, essas sincronias me encantam demais!
Vc pode me dizer algo sobre Aaron Bohrod? Esse e aqueles outros dois são pra mim "o" trio! Beijos pra vc e boa sorte!

Jonas Prochownik disse...

Neila,quanto a Aaron Bohrod, melhor ver pelo Google, que tem muitas referencias sobre este artista Norte Americano. Obrigado pela visita e realmente e curiosa a coincidencia de vc. estar pesquisando Dali e Magritte. Beijos do teu amigo Jonas.

Palpiteira disse...

Adorei tudo! :)
Fico mesmo feliz que tenha voltado e nos apresente essas belas e importantes obras de grandes mestres do pincel.
Beijão

Jonas Prochownik disse...

Palpi, minha amiga, bom ver vc. aqui. Um grande beijo do Jonas.

Anônimo disse...

Saudades tb, querido... quando fôr ao Rio, gostaria muito de conhecê-lo... surrealismo, que não o tem ao menos um pouco em sua vida, não?
um beijo, obrigada pelo carinho

Anônimo disse...

Oi Jonas, como não entendo muito, pra não dizer nada, de artes,gosto de vir aqui e ficar conhecendo um pouco mais dos artistas e suas obras...abraços

Leleco disse...

Jonas,

Achei linda a primeira obra de René Magritte que colocou nesse seu post. Uma beleza mesmo.

Aliás, gostei de todos.

É sempre bom estar vendo coisas bonitas. Faz bem para alma e para o corpo.

Um abraço,
Leleco

Jonas Prochownik disse...

Quel, que bom que vc. quando vier ao Rio, pensa em me visitar. Vou providenciar o tapete vermelho! Beijos do teu amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Lila, vc. e sempre muito bemvinda aqui. Beijos e otima semana pra vc. do amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Leleco, Magritte tambem e um dos meus preferidos. Um forte abraco do teu amigo Jonas.

Anônimo disse...

Jonas, depois do barroco, o surrealismo é o movimento artístico que mais me encanta. Que bom que você voltou!
Um GRANDE abraço!

Jonas Prochownik disse...

Sraake, bom estar aqui com vcs. tambem. Bjs. e otima semana pra vc. do Jonas.

Anônimo disse...

Gostei muito do blog.
Achei que tem fotografias de obras lindas.ELE É SUPER DIDÁTICO, MUITO ORGANIZADO E CLEAN.

Anônimo disse...

vera, obrigado pela visita. Beijos e bom fim de semana do Jonas.

Matilda Penna disse...

Jonas Prochownik, passei aqui para deixar um beijo pelo Dia do Amigo, :).

Jonas Prochownik disse...

Matilda, eu sou teu amigo todos os dias. Bjsa. e otimo fim de semana do Jonas.

Vera F. disse...

Jonas adoro o Dali e também o Miró, cada um dentro da sua técnica, mas com talento incontestável. Eu já tinha visto esta tela do Magritte(impactante!) mas não sabia de quem era.
Obrigada por mais esta infromação.

Bjos.

Vera F. disse...

Ops, informação.

Bjos.

Jonas Prochownik disse...

Vera, obrigado pela visita, sempre bemvinda. Otrimo fim de semana pra vc. do amigo Jonas.

Ivo Korytowski disse...

Inesquecível a exposição de Dali meia década atrás no Museu de Belas Artes. Uma lástima o roubo do quadrinho do Dali do Museu da Chácara do Céu.

Ivo Korytowski disse...

Sugestão para futura postagem: Augusto Rodrigues (cujo ateliê/residência conheci certa vez ao visitar o Largo do Boticário)

Jonas Prochownik disse...

iVO, AGRADECO A SUGESTAO. aUGUSTO ERA MEU AMIGO.fUI MUITAS VEZES AO lARGO DO bOTICARIO, VISITAR E TOMAR CERVEJA COM ELE. uM ABRACO DO TEU AMIGO jONAS.

Ivo Korytowski disse...

Pretendo um dia desses ir lá ao Largo tirar umas fotos para meu blog. Li que uns sem-teto invadiram um imóvel lá. Temo que isso "degrade" o ambiente tão tranqüilo daquele cantinho. Vou lá conferir!!! A casa do Augusto Rodrigues tem agora uma placa indicando que ele morou lá.

Ivo Korytowski disse...

PS. Comprei uma aquarela do Augusto que ficou com minha ex-mulher - muito bonita, um perfil de mulher, todo azul.

Jonas Prochownik disse...

Ivo, na decada de 70 eu ia muito ao Largo do Boticario. Alem de visitar o Augusto, eu tinha um socio, Paulo Klabin, que morava numa das casas do Largo. Acho que vai ser tombado, pois pertence a uma senhora de mais de 80 anos que nao cuida do local. Abrs. do amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Ivo, as aquarelas assim como os desenhos do Augusto sao muito bonitas. Pena que esta nao esta mais com vc. Abrs. do Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Alice, obrigado por me visitar. Espero poder contar com vc. aqui sempre. Abrs. e bom Domingo pra vc. do Jonas.

Anônimo disse...

Adoro tudo o que se relaciona com o movimento surrealista. Dalí, Miró, André Breton e o cinema de Luis Buñuel.

Jonas Prochownik disse...

Ana Maria, que bom que vc. gostou do Post. Boa semana e um abs. do amigo Jonas.

Luci disse...

Jonas!
Miró é diversão para os olhos!!
bjs!

Jonas Prochownik disse...

Luci, obrigado pela visita. otima semana pra vc. do Jonas.

Victor oliveira disse...

Vendo esses quadros lindos e lendo sobre o surrealismo me lembrei dos incríveis quadros de Sidiney Francisco pintor que reside no estado do Rio de Janeiro. Os quadros dele são magníficos, cheios de cores e movimentos, sua obra é maravilhosa. Espero q este grande pintor possa ser reconhecido ainda enquanto vivo, rsrsrs. Abração!!!!!!!!!

angela lobo disse...

Amei tudo o que vc apresentou, estou fascinada!

Unknown disse...

Gostei da definição dada para o Surrealismo, ficou simples e sucinta.
Caso não importe, vou linkar este post seu em um que criei no meu blog, para uma pintura que fiz: http://noletoblog.blogspot.com/2011/10/minhas-pinturas-2-primeiras-impressoes.html

Obrigado.

Anônimo disse...

estou louca para saber o nome dessa obra de miro´ . qual o nome ??

quadros surrealistas disse...

Eu adoro quadros surrealistas. Achei muito interessante o teu post sobre surrealismo. Simples, direto e objetivo.