20 de abril de 2006

O Mundo de Andy



"No futuro, todas as pessoas serão famosas durante quinze minutos."

Andy Warhol

Andy Warhol é considerado o pai da Arte Pop.

A Arte Pop reflete um estilo de vida que cresceu depois da guerra.
Garrafas de Coca-Cola, latas de sopa, escovas de dente, objetos do cotidiano, tudo foi retratado por Andy na forma de uma pintura com cores carregadas e nem sempre realistas, apresentando esses produtos vulgares como arte.

O mundo estava pronto e receptivo para isso, bastando surgir um inovador e Andy nasceu no momento mais apropriado.

O tema central de Andy foi o retrato, principalmente de personalidades famosas do cinema e da política.
Entretanto, o artista sempre fazia o retrato através de material fotográfico bem conhecido, usado como publicidade das personalidades.
Ele preparava os seus quadros, desenhos e pinturas, através de fotografias de revistas.



Retratando figuras com Marylin Monroe, Elvis Presley, Che Guevara, Mao-Tse-Tung e outros, ele se tornou também um ícone da cultura Pop.



A arte de Andy é uma arte colorida, de interpretação ao gosto e emoções do artista.
Nada é exatamente como o real.

O mundo é recriado, as pessoas são recriadas, os animais são recriados, tudo para que o mundo de Andy possa se transformar, pelo menos para ele, em realidade.

49 comentários:

eduardo disse...

Na minha humilde concepção, tudo que nos faz pensar, pode ser arte.

Jonas Prochownik disse...

Eduardo, bem pensado. Abraço e bom feriado, Jonas.

Luci disse...

Jonas!
vim correndo!
mesmo quem não sabe nada de Andy é capaz de fazer a associação.
arte é pra alegrar os olhos, falar à alma...
bjs!!!
bom feriado!!!

Liliane de Paula disse...

Oi Jonas vejo arte como a Luci disse. Alegra a alma(não tenho alma) e os olhos.
Liliane

Jonas Prochownik disse...

Luci, que bom que vc. veio tao rapido. Otimo feriado pra vc. Bjs. do Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Liliane, beijao e otimo feriado pra vc. Jonas.

Vera Fróes disse...

Jonas, adoro o Andy porque ele provoca com a sua arte. E arte serve para isso tbm.

Acho que vc não viu mas no primeiro poste de hoje, falei que hoje Joan Miró faz aniversário de nascimento.

Bom feriadão para vc e família.

Jonas Prochownik disse...

Vera, realmente nao vi. Um otimo feriado pra vc. Beijos do Jonas.

Zana disse...

Oi, Jonas!
Gosto muito do Andy Warhol, gosto de Arte Pop :)

Olha só, outro feriadão pra vcs aí, né?
Um ótimo fim de semana prolongado ;)

beijos!!

Matilda Penna disse...

Esse Lennon é lindo, bom, eu acho lindo. Paz, azul, Imagine, quer dizer, lembra a canção Imagine.
Olhar Andy Warhol é olhar toda uma geração, todo um tempo.
Bom feriado para você também, :).

Palpiteira disse...

Eu gosto dessa coisa pop. Queria um desses da Marilyn, comigo. hehehe.
Beijo. Bom feriado.

Carol disse...

Adoro Warhol. Tive a oportunidade de ver algumas peças dele aí no Rio, no CCBB, e foi sensacional.
Bjo e bom feriado!

Jonas Prochownik disse...

Carol, um otimo feriado pra vc. beijos e agradeço a visita, Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Palpi, bom gosto! Otimo feriado pra vc. Beijos do teu amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Matilda, eu tambem acho que o retrato do John Lennon foi dos melhores do Andy.B eijos e obrigado pela visita, Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Zana, realmente sao muitos feriados seguidos. Beijos e bom fim de semana pra vc. Jonas.

Maria Helena disse...

Jonas querido, sempre se superando. Beijos e um bom feriado.Um post totalmente pop.

Angela Ursa disse...

Jonas, a frase dele tem um fundamento porque a fama, cada vez mais, dura mesmo menos tempo. Gosto muito das obras do Andy Warhol! Teve uma exposição dele de pinturas de bichos ameaçados de extinção. Neste link, mostra alguns dos quadros: http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/912
Beijos e um ótimo feriado!

Milady disse...

Jonas, Andy Warhol com suas extravagâncias tornou-se um mito da cultura pop! Eu desejo ainda ir para NY e ficar no Gershwin Hotel para ficar rodeada dessas coisas, inclusive da latinha de sopa Campbells! Esse hotel é pitoresco!
http://www.gershwinhotel.com/english/site1.html
Grande abraço e bom feriado!

Lu OlhosdeMar disse...

Andy estava certo. Por falar nele, já reparou que na cenografia do quarto da Ornella, em Belísima, tem um painel com fotos dela copiando o trabalho de Andy?? preste atenção!!

um ótimo feriado!!

Jonas Prochownik disse...

Luciana, não vejo muito TV, mas vou olhar pra conferir. Obrigado e um otimo feriado pra vc. Bjs. do Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Maria Helena, obrigado pela visita!Continuo esperando um futuro Blog seu! Beijos e um otimo feriado pra vc. Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Milady, entrei no gershwin, e fiquei maravilhado. 100 anos de cultura! Obrigado pela dica. Um otimo feriado pra vc. e beijos do amigo Jonas. P.S. Volte sempre.

Jonas Prochownik disse...

Angela, acabei de ver o site que vc. indicou, cienciahoje. Gostei muitissimo, obrigado! Beijos e um otimo feriado pra vc. Jonas.

Marcus disse...

Interessante, Jonas! Eu já tinha visto alguma dessas imagens e não sabia que era de Wharol! Obrigado, por mais esta obra! Amanã à tarde, estarei conferindo a obra do Catalão, lá no MAC. Um abraço!

Jonas Prochownik disse...

Marcus, belissima a expo. do Miró no Mac. Bom fim de semana e abraços do Jonas.

Maria Cláudia disse...

Andy Warhol é SENSACIONAL. Suas cores atingem com um raio de alegria a nossa percepção. Adorei o blog.

Maria Cláudia disse...

Voltei. Pôxa, li seu blog de "cabo a rabo". Adorei, voltarei sempre.

Jonas Prochownik disse...

Macau, obrigado pela visita. Conto com a sua volta. Abrs. e bom Domingo. Jonas.

Ivo Korytowski disse...

Nunca fui grande fã do Andy Warhol mas a arte dele tem lá sua lógica. A arte da Tarsila (por exemplo) me parece mais "estética". Sei que, se a arte não for criadora e inovadora, se torna "acadêmica", estagna. Mas a criatividade exacerbada pode levar a arte a becos sem saída. O exemplo clássico é a revolução musical do dodecafonismo. Falei e disse!!! O blog como sempre, magnífico. Bato palmas de pé!

Sheila Leirner disse...

Oi Jonas, vim agradecer a sua visita. Muito bonito o Arte Moderna! :) Abraço

Jonas Prochownik disse...

Sheila,obrigado pela visita, espero que volte. Abrs. do Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Ivo, sempre fico contente com sua visita e comentarios procedentes. Abrs. do amigo Jonas.

Alba Regina disse...

oi jonas! eu gosto. bastante até. mas é uma arte para poucos não é?! se não souber fazer pode se transformar numa verdadeira catástrofe! mas andy será sempre o rei! beijo grande!!!

Jonas Prochownik disse...

Albinha, obrigado pela visita. Beijos e bom domingo pra vc. Jonas.

Janaina Staciarini disse...

Eu adoro o trabalho do Andy Warhol. Estudei muito para alguns trabalhos de faculdade, e achava beeeem interessante.

Lila disse...

Jonas, pouco conheço de arte, mas já vi algumas de Andy e a que mais gosto é a do Lennon, talvez pelas cores serem mais suaves. A Luciana falou da Belíssima e é mesmo, no quarto da personagem de Vera Holtz tem um quadro com fotos dela nesse estilo, muito bonito...
ótimo domingo!abraços

Jonas Prochownik disse...

Janaina, que bom que vc. gostou. Um abraço e bom domingo pra vc. do Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Lila, tambem gosto muito do John Lennon pelo Andy Warhol.Abraço do Jonas, que espera por vc. aqui sempre.

Vera Fróes disse...

Jonas obrigada pelos os elogios aos desenhos das meninas. Elas adoraram. Posso te mandar por email esses que postei sim. Mas qual é o seu email???
Elas tem bastante coisas mas não neste papel. A melissa principalmente vive desenhando. Elas vão fazer novos desenhos e vou te mandando. Esses que postei estou pensando em emoldurar porque são criações delas e não cópias.

Bjos.

Jonas Prochownik disse...

Vera, elogios merecidospras meninas! Meu email: jonasmarchand@uol.com.br Beijos e boa semana pra vcs. Jonas.

Leleco disse...

Jonas,

Você disse que nada é exatamente como real. A arte dele é legal. interpretava as pessoas, e expressava seu ponto de vista.

A Arte está ligada mesmo a criatividade e emoção do artista, seja ele um pintor, um músico, ator...

Achei muito bonitos os trabalhos do Lalique. Muito legais mesmo...

Ótimos posts. Sinto falta de visitar exposições....nem lembro a última que fui...rs

Um abraço,
Leleco

Jonas Prochownik disse...

Leleco, continue me visitando, que vc. ainda vai ver muitas exposiçoes. Um abraço do amigo Jonas.

Ana Maria disse...

Gosto muito dos retratos feitos pelo Warhol.

Jonas Prochownik disse...

Ana Maria, obrigado pela visita. Bjs. e otima semana pra vc. Jonas.

Ritoca disse...

Oi Jonas!
Gosto muito de alguns trabalhos do Andy, tipo o John Lennon e as sequências de fotos do Mao e da Marylin. Não gosto de tudo.
Há poucos anos comprei em NY um par de óculos escuros assinado por ele, na parte interna das hastes tem um desenho bárbaro!
Abraço,
Ritoca

Jonas Prochownik disse...

Ritoca, obrigado pela visita. Abrs. e bom fim de semana. Jonas.

Anônimo disse...

Alguém sabe quem faz retratos como os de Warhol, como aqueles que tem na Belíssima da personagem Ornela?

marcoskosma@gmail.com


Marcos

Jonas Prochownik disse...

Marcos, infelizmente não vejo novela, mas agradeço tua visita. Um abraço do Jonas.