14 de abril de 2006

Tarsila

Auto-retrato
Tarsila do Amaral nasceu em 1886, na Fazenda São Bernardo, em Capivari (SP).
De família rica, teve uma infância de moradora de fazenda, crescendo entre bichos e plantas. E vivia simultaneamente um cotidiano de menina rica: tudo o que sua família usava - roupas e utensílios – vinha diretamente da Europa.
Cresceu aristocrática em meio a paisagens simples e gente humilde.

A Feira - 1924
Tarsila participou ativamente da renovação da arte brasileira que se processou na década de 1920.
Integrou-se ao movimento modernista e ligou-se com especial interesse à questão da brasilidade.

Abaporu

Cartão Postal - 1928
Formou, com Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, com quem se casou em 1924, o chamado Grupo dos Cinco.

Vendedor de frutas - 1925
Tarsila do Amaral é uma das mais importantes artistas brasileiras.
Quando olhamos seus quadros, percebemos uma grande simplicidade.
Mas o que hoje é tão familiar, no início do século XX era um choque.
Muito se discutiu e se criticou até que suas pinturas fossem consideradas obras de arte de grande importância.
O Pescador - 1925

Morreu a 17 de janeiro de 1973, aos 86 anos deixando pouco mais de duas centenas de quadros, alguns desenhos e esculturas.
É relativamente pouco, mas fundamental para uma busca que prossegue até hoje: a consolidação de uma pintura nacional.

Manteau rouge

47 comentários:

Angela Ursa disse...

Jonas, admiro demais a obra da Tarsila e a relação dela com o movimento da Semana de Arte Moderna, junto com o Oswald, o Mário de Andrade e os demais do grupo. Abaporu é uma palavra tupi-guarani e significa "o homem que come", de onde surgiu o Movimento Antropofágico. Beijos e uma ótima Páscoa para você e toda a sua família! :))

Anônimo disse...

Adorei o do Pescador. Não conhecia.
Beijos e muita arte nesta páscoa! ;)

Anônimo disse...

Nossa sempre aprendo vindo aqui. Boa Pácoa!!!

Anônimo disse...

Que sua Páscoa seja repleta de alegria, paz, arte e beleza. Um grande beijo

Matilda Penna disse...

Cartão Postal é um dos quadros que mais gosto, aliás, adoro Tarsila, as formas arredondadas de todos os quadros dela eu acho lindo, perfeito mesmo.
Uma Feliz Páscoa para você, :).

Anônimo disse...

Amo Tarsila pela sua personalidade, seus quadros pelas cores fortes e alegres bem brasileiras e amo seu blog por ser de uma abrangência incrível. Jonas, você sabe tudo. Uma boa Páscoa para você e os seus.

Zana disse...

Ela foi uma mulher muito à frente do seu tempo mesmo. Vou contar uma coisaa engraçada, qdo eu era criança, a primeira vez que bati o olho no Abaporu, eu achava que aquele braço era o nariz dele! Hahaha. Claro que eu não tinha olhado direito, mas pra mim virou o cara do narigão!
Beijão e uma Boa Páscoa pra vc!

Jonas Prochownik disse...

Rô, desejo a vc. uma muito feliz Pascoa e aos seus familiares!! Bjs. do Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Angela, obrigado pela visita e desejo a vc. uma feliz Pascoa. Bjs. do teu amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Palpi, otima Pascoa pra vc. e todos os seus familiares, deseja o amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Eduardo, tudo de bom e uma muito feliz Pascoa pra vc. Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Quel, uma Pascoa cheia de alegrias junto aos familiares, deseja o teu amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Matilda, que bom que vc. gostou. Tambem desejo a vc. uma muito feliz Pascoa. Bjs. do amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Maria Helena, fico contente cada vez que vc. me visita! Uma feliz Pascoa e espero vc. sempre aqui. Beijos do teu amigo Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Zana, que bom reçeber a tua visita. Desejo a vc. uma muito feliz Pascoa e conto com a sua amizade sempre aqui. Bjs. do Jonas.

Wilton Chaves disse...

Olá!
Jonas, passei para lhe desejar uma Feliz Páscoa e agradecer pelas visitas e os comentários.Aprecio muito o seu blog, sempre apareço para ler e curtir a beleza de sua composição, apenas, entro em silêncio.Um grande abraço.

Anônimo disse...

Feliz Páscoa meu querido!!!
beijossssssssssssssss

Anônimo disse...

Feliz Páscoa meu querido!!!
beijossssssssssssssss

Janaina disse...

Eu sou fascinada pelos artistas modernistas. Entre eles, a Tarsila. Obrigada por este presente, Jonas! Bom fim de semana!

Jonas Prochownik disse...

Wilton, obrigado e uma muito feliz Pascoa. Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Janaina, obrigado a vc. pela sua presença aqui! Otima Pascoa e bjs. do Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Clarinha, que bom que vc. veio me visitar. Beijos e muito feliz Pascoa pra vc. deseja teu amigo Jonas.

Alba Regina disse...

bom dia jonas!!! eu gosto muito de tarsila e suas cores...me diga uma coisa, as mulheres utilizam as cores de uma forma um pouco diferente dos homens, ou é somente uma impressão particular minha?! aprendendo jonas...aprendendo...um beijo grande.

Jonas Prochownik disse...

Albinha, vc. tem razão, as mulheres são mais coloridas que os homens, dai usam cores mais vivas na pintura. Beijos e obrigado pela visita, teu amigo Jonas.

Dani disse...

A arte de Tarsila é viva, colorida e vibrante. Recriou de forma original as paisagens brasileiras, introduzindo um novo olhar no mundo artístico.

Adoro visitar seu blog e conhecer maiores detalhes sobre grandes artistas e grandes obras. Este seu espaço é uma verdadeira galeria virtual! :-)

Um abraço grande, Jonas!

Jonas Prochownik disse...

Dani, que bom que vc. gosta de visitar meu Blog. Abrs. do Jonas.

Macau Peixoto disse...

Tarsila é surpreendemente simples.
E sua arte é das mais prazeirosas de se observar.

Jonas Prochownik disse...

Macau, obrigado pelo comentario, Jonas.

Anônimo disse...

What a great site » »

Anônimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » »

sonia a. mascaro disse...

Uma beleza de post, Jonas! Tive muito prazer de rever tão belas imagens. Acho lindo o Auto-retrato de Tarsila. Parabéns!

Anônimo disse...

oi meun nome e carlos

Anônimo disse...

TASILA NASCEU EM 1.886
E
MORREU
EM
17 DE JANEIRO DE 1973

Anônimo disse...

mtu obrigada!!!este texto me ajudou em um trabalho q tive q fazer para o colégio..........

Anônimo disse...

nossa muito bom saber que existe gente assim que se entereça para a histórias antigas como a arte moderna
ameii
quem sabe sabe algum dia eu possa nsaber que fez este blogger

Unknown disse...

olá meu nome é bruna sou da escola Magali Alonso de Praia Grande Eu achei muito legal essa forma de enviar um acesso de imformação para as pessoas sobre a cultura e habitos de outros países prinçipalmente da Arte Àfricana pois dessa é uma forma estimula as pessoas a não terem preconçeito prinçipalmente com Negros Àfricanos ♥♥♥ E olha super bog me ajudou muito para fazer meu trabalho parabéns ♥♥♥ nota 10000

Anônimo disse...

Gostaria de saber quem escreveu que a Semana da Arte Moderna deveria estar no fundo da nossa revolução artística literária. ME AJUDEEEM, POR FAVOR!

Anônimo disse...

Como os participantes da revoluçao estetica de 1922 se sentiam na Europa?
Fracos e emotivos?
Fracos e desprotegidos?
Fracos e desanimados ?
Fracos e com proteção?
Fracos e sem proteção?

Unknown disse...

a tarsila foi muito inteligente pq essas cores forte realsa a obra
bjussssssssssssssss

Unknown disse...

se eu tirar dez vc e boa se nao e gay sapatao

Anônimo disse...

essa mulher foi uma grande artista..
mas eu vou tirar o chapéu para esse cite porque a pesquisa tá ótima

Julia disse...

estou procurando sobre ela e por a semana de arte moderna

Anônimo disse...

nossa agora que a arte vai rola no meu trabalho da facudade

Anônimo disse...

ah vais geral se fuder

Anônimo disse...

oh priscila
tomara q a sua filha se case com um negro bem negro pra vc toma no cú
sua rasesta fdp

Anônimo disse...

Tarsila é inspiraçao para qualquer pessoa sabendo pintar ou qualquer outra coisa que saiba fazer.

Toth disse...

Lixo modernista.
Alguém sabe me dizer o que de útil se aproveitou da suposta "arte moderna", se é que isso realmente pode ser chamado de arte?
Lixo, isso sim.
Aliás, a biografia dessa mulher diz muito sobre ela. Ela se divorciou do seu marido numa época em que o divórcio era crime. Portanto, pela lei da época, era uma criminosa. Devia ter ido presa.