6 de fevereiro de 2006

1981

Em 1981, meu filho Jonas Eduardo decidiu ir morar na França.
Fiquei um tanto surpreso com aquela decisão, mas concordei.
Tive que admitir que seria uma chance dele aprender francês e se aperfeiçoar em um curso de pintura.


Para comprar a passagem, meu filho vendeu seu video-cassete, que ( pasmem ) era uma mercadoria bastante rara e valiosa no Brasil do começo da década de 80.

No velho continente participou de algumas exposições e salões de arte.
Quero deixar registradas aqui no blog algumas das imagens dos quadros que ele pintou por lá e que foram já vendidos.
Com certeza, esses trabalhos estão hoje nas paredes de alguns parisienses de bom gosto.


25 comentários:

Anônimo disse...

Olá Jonas! Sou a Lu, olhsodemar, amigha do Jôka. Adorei saber que agora vc também está na blogosfera! E adorei a história que dividiu conosco! O Jôka além de ser um artista talentoso é uma super pessoa. Parabé3ns pelo filhão.
Um beijo.

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog, é de extremo bom gosto. E deve ser muito bom ter um filho artista que pinta esses quadros maravilhosos.Mais uma vez parabéns.

Matilda Penna disse...

Eu sou fã da pintura do Jôka P., mas isso ele já sabe, acho nela alguns traços marcadamente anos sessenta, colorida, vibrante.
Adorei esse da cena do café, escondidos-enrolados pelo frio? Algo assim...
E adoro Rubem Valentim, postado mais abaixo, esses símbolos mágicos, esotéricos, não sei bem como dizer, mais impressionam e atraem o olhar, muito bonitos.
Ah! Vim aqui pelo blog do seu filho, que leio todo dia e gosto muito.
E penso que vou gostar do seu também, gosto de pinturas, Jôka P. sabe disso também.
Seja bem-vindo ao mundo dos blogs, :).

Liliane de Paula disse...

Benvindo Jonas. Vou chamar assim pq fica mais confortável para quem está começando um blog.
Já "entrei" na sua galeia e vi algumas fotos que estão expostas. As do Jôka tb. Não entendo de pintura. Me ligo, principalmente, no colorido dos quadros.
Liliane

Jonas Prochownik disse...

Luciana Olhos de mar,
Maria Helena,
Mathilda Penna,
Liliane de Paula,
fiquei muito feliz com a gentileza de suas palavras ! Obrigado !
Em breve, com uma mãozinha do meu filho Jôka, irei conhecer os seus blogs.
Até breve !
Jonas

Jôka P. disse...

Quero agradecer às minhas amigas por terem vindo !
Que bom ver vocês aqui !
Bjs,
JÔKA P.
:D

Vera F. disse...

Jonas, pela educação deveria lhe chamar de seu ou senhor, mas aí ficaria muito formal e frio, e perderíamos a espontaneidade. Mas só por isso, viu???
Fez bem em seguir o conselho do Jôka, nada como dividir o que sentimos ou sabemos com os outros. Na blogosfera isso é o mais importante. Aprendemos, nem que seja um pouquinho, com os amigos virtuais e tenho certeza que vc tem muito a nos ensinar!
Bem-vindo! E parabéns pelo poste em homenagem ao filho Jôka, que merece a homenagem e de quem eu aprendi a gostar.
Bjos.

Jonas Prochownik disse...

Vera, obrigado pela força. O meu filho me deixa muito orgulhoso! Vou tentar passar um pouco do que aprendi nesses anos como marchand. Beijos Jonas.

Anônimo disse...

Então o Jôka faz obras lindas e eu não sabia. Estou encantada. Gostaria de ver mais. Voltarei sempre pois adorei tua forma de mostrar as fotos contando os fatos.
Grande abraço papai Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Oi Clarice, se quizer ver mais quadros do Jôka, e so entrar no link do meu blog em Prochownik Galeria clicar em quadros e depois o nome Jonas Eduardo Prochownik. Obrigado pela sua visita, Jonas.

Alba Regina disse...

Olá Sr. Jonas...cheguei até aqui através do Jôka, que não conheço pessoalmente mas já considero um grande amigo. Já falei com ele que um dia ele pintará o meu retrato para ser passado de mãe para filhos...adoro o traço e as cores que ele usa. O sr. sabe, na época de colégio eu tinha aulas de 'história da arte', infelizmente não dei muito valor...até conhecer e me tornar grande amiga de samantha nery, neta de ismael nery e adalgisa. para mim, ele é um dos nossos grandes pintores e meu sonho é ter uma tela de i.nery...quem sabe um dia! estarei aqui sempre para aprender com o senhor. um grande abraço!

Jonas Prochownik disse...

Ola, A de Barcellos, nada de Sr. Jonas, somente Jonas por favor. Obrigado pela visita, tambem gosto muito de I.Nery, foi dos maiores. Volte sempre. Jonas.

Taia disse...

Olá Jonas.
Sou a Taia do Jôka!
Pretensão de amiga.
Gostei muito de conhecer seu espaço, ler suas histórias, ver os quadros.
Gentileza gera gentileza.
Jonas pai e filho, uma coisa em comum né?
E olhe, não sou parisiense mas uma carioca orgulhosa de ter um quadro de Jôka em minha parede.
Beijos e estarei aqui sempre.

Jonas Prochownik disse...

Oi Taia, obrigado pela visita. que bom que vc tem um quadro do Joca. Vou comçar visitando todos os Blogs, de quem me visitou. Abraços do Jonas .

Dani disse...

Jôka é mesmo um artista admirável. Uma pessoa criativa, com uma inteligência acima da média. Não o conheço pessoalmente, mas nutro por ele uma sincera e profunda admiração.
Foi uma surpresa descobrir que o pai dele também tem um blog... então não me fiz de rogada e vim aqui conhecer.

Um abração!!! :-)

Saramar disse...

Jonas, boa noite.
Que surpresa agradabilíssima poder "conhecê-lo", por intermédio desse anjo que você nos deu de presente, o Jôka.
Virei sempre aqui aprender coisas bonitas com você e falar umas bobagens e perguntar muito porque quase nada entendo de artes.
Meus parabéns pelo blog. É lindo.

Beijos

Anônimo disse...

Sabia que havia uma grande figura ao lado do Jôka, a finesse, sinceridade e sensibilidade do Jôka, me parecia coisa de berço. O talento era dele, mas havia vestígio de cumplicidade (apoio) familiar. Agora pude comprovar com essa história de vida aqui relatada. Parabéns e sucesso aos dois. Beijo

Anônimo disse...

Oi Jonas,
tive o prazer de conhecer ao vivo e a cores seu filho e sentir que mesmo nesse mundo virtual podemos fazer amigos.
Gostei de ler suas histórias e tenha certeza,voltarei!
Parabéns por sua filha que aniversaria.
ótima semana
beijossssssssssss

Anônimo disse...

O pai deve ser realmente muito orgulhoso do filhão. Jôka, eu conheço apenas pelo blog. Admiro muito o jeito dele pintar, alegre e cheio de vida. Mundo pequeno esse, encontrei o pai do Jôka, é mole!?!

Anônimo disse...

Aprecio a sensibilidade , bom humor ,inteligência de seu filho .Agora tenho esta grata surpresa de encontrar o pai!Esta segunda promete !

Anônimo disse...

Jonas
Sempre gostei dos desenhos do Jôka,adoro as índias que ele pintou pra Ursa, através de vc descobri o grande pintor que ele é,são lindos os quadros dele.
Parabéns pelo filho !
Um abraço

Jonas Prochownik disse...

Telma,
obrigado por sua visita e pelas palavras de carinho com o meu filho.
Abç !

Angela Ursa disse...

Olá, Jonas! Gostei muito de conhecer o seu blog sobre Arte Moderna! Adoro os quadros do seu filho Jôka. Ele é um amigo maravilhoso que conheci pela internet. Guardo com carinho dois desenhos que ele fez em homenagem à personagem da Ursa Sentada do meu blog. Abraços florestais! :))

Lia Noronha disse...

Jonas: vc nos presenteou duas vezes...com o Jôka e com a sua presença entre nós...seja bem vindo ao mundo virtual...da blogosfera!
Espero que sejamos amigos tbém.
Abraços mil.

Jonas Prochownik disse...

Ola, Lia, obrigado pela visita. Com certeza seremos amigos. Volte sempre. Abrs. Jonas.