17 de fevereiro de 2006

Galeria RELEVO

E. di Cavalcanti - 1955
No começo da década de 60 começaram a surgir algumas das primeiras Galerias de Arte cariocas : Bonino, Petite Galerie e Relevo.
Surgiram quase que ao mesmo tempo, e coincidência ou não, ficavam todas em Copacabana.


Rubens Gerchmann - 1966

Eu era um jovem empresário e fundei a Galeria Relevo com mais dois sócios.
Ficava na Av. Copacabana, com uma vitrine de forma arredondada e uma escada lateral que dava para a sala de exposições. Meu escritório ficava no subsolo com alguns quadros e esculturas de nosso acervo.


Antonio Dias - 1964

Nosso objetivo era fazer lançamentos de artistas que estavam surgindo.

Fizemos exposições entre outros tantos, de E. Di Cavalcanti, Roberto Magalhães, Rubens Gerchmann e Antonio Dias.


Roberto Magalhães - 1966

As nossas exposições traziam tanto público interessado em conhecer arte moderna que o trânsito muitas vezes ficava interrompido.
Os preços das obras vendidas nesse período eram incrivelmente baixos, se comparados aos valores que atigiram atualmente.

Sorte de quem comprou naquela época, pois esses artistas figuram hoje entre os mais consagrados da arte brasileira.

25 comentários:

Taia disse...

Olá Jonas.
Convite aceito.
Cá estou.
Então sua Galeria era Pointe em Copacabana?
Chic você!
E os preço, porque hoje é tão caro possuir uma obra de arte?
Não consigo entender preços tão elevados.
Um beijo grande.

Matilda Penna disse...

Esse E. di Cavalcanti está tão bonito, gostei muito.
Dá até para escrever algo só para ele.
Seu blog é uma festa para os olhos, cada quadro lindo!

Jonas Prochownik disse...

Oi Taia, arte se valoriza ou nao! Alguns artistas subiram muito de preço e outros nem tanto. Isto se chama : mercado. Existem muitos artistas jovens hoje em dia por preços bastante convidativos! Bjs. Jonas.

Anônimo disse...

Sou apaixonada por artes. Tenho lá meus talentos e procuro sempre aperfeiçoá-los. Gosto muito de desenho. Estou sozinha estudando o pastel, uma arte que admiro muito. Mas que é bem desafiadora! Aos poucos tenho melhorado. Coloquei dois desenhos que fiz a poucos dias para mostrar meu desempenho. Ainda tenho que aprender muitas coisas, e técnicas, mas estou a cada dia descobrindo algo novo, uma mistura nova...Um dia eu chego lá!

Angela Ursa disse...

Boa noite, Jonas! Os quadros do Di Cavalcanti são lindos! Eu sou carioca, mas moro há muitos anos no interior de SP. Mas no Rio, morei em Copacabana e me lembro que havia muitas galerias de arte lá, só não recordo bem os nomes. Obrigada pelas informações e os quadros! Abraços da Ursa :))

Jonas Prochownik disse...

Oi Angela, obrigado pela visita, volte sempre. bjs.

Jonas Prochownik disse...

Matilda, se vc. gostou do Di C., ele esta na minha Galeria, quando quiser nos visitar, podera ve-lo ao vivo. abrs. Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Sraake, estou torcendo por vc. A arte e uma coisa dificil e sofrida, mas quando se consegue atingir uma meta, torna se bela. Um abraço do Jonas

Dani disse...

Oi, Jonas!
Os anos 60 foram bastante favoráveis às artes, pois foi nesta época que vários talentos foram sendo descobertos, e que hoje fazem parte de nosso acervo cultural.

Abração! :-)

Vera F. disse...

Jonas, que bom que temos vc para nos falar sobre arte. Imagino como deveria ser naquela época glamurosa o interesse pelas galerias.
Morei ai no Rio por 14 anos, na Barra da Tijuca, que não tinha muitas galerias não. Já faz 3 anos que vim para o RS e pode ser que agora tenha mudado um pouco.
Aqui onde moro tive a aportunidade de conhecer Iberê Camargo que era professor na Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)quando eu comecei na faculdade de Letras(que era no mesmo prédio da faculdade de Artes), isso em 1979.

P.S: O problema do uso indiscriminado da pílula azul é que a grande maioria que usa são jovens, que não precisam. Insegurança é terrível!!!

Bom fim de semana. Bjos.

Anônimo disse...

Oi Jonas, boa noite.
Ah! adorei seu avatar (não que eu saiba o que é isso). O que é?
Menino, esse Di Cavalcanti está maravilhoso! Fiquei uns bons minutos namorando-o.
Para um blogueiro novato, você está perfeito.

Beijos
P.S. Adorei suas visitas. Volte sempre.

Lia Noronha disse...

Jonas : muito bom gosto nas obras apresentadas aqui...pura Arte!
Tal pai tal filho.
Amei tudo.
bom fim de semana e beijos bem carinhosos
diretamente do meu Cotidiano.

Anônimo disse...

Vim parar aqui através do blog do seu filho...Gosto muito de arte e fiquei maravilhada com tudo aqui...Lugar agradável como este tem q ser visitado sempre...
Bj bj bj

Liliane de Paula disse...

Jonas, esse quadro de Roberto Magalhães-1966, para mim é um incognita. Mas galeria é isso né?
Liliane

Anônimo disse...

Bom seria se ouvesse mais pessoas corajosas, para incentivar todo tipo de arte brasileira. Somos um país de gente talentosa, mas que passam na sua grande maioria, despercebidos por essa vida. Eu por exemplo conheço compositores excelentes, mas que não tem oportunidade de colocar uma música sua em um cd de famoso. Se eu fosse o Sr Gilberto Gil, faria uma lei onde cada famoso que lançasse um CD, teria que gravar uma música apresentando um compositor. é muita gente boa por aí. Beijo e Sucesso!

Jonas Prochownik disse...

Liliane, Roberto Magalhaes, quem sabe quis mostrar que o mundo esta de cabeça pra baixo. Arte tem muitas interpretaçoes, a gente gosta ou não gosta. Fiquei muito contente com o teu interesse! Volte sempre. Abrs. Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Oi Suzi, concordo totalmente com vc. A intenção das minhas Galerias, sempre foi lançar artistas jovens, que mais tarde se tornaram famosos. Agradeço teu interesse e colaboração. Abrs. Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Dani, abri minha primeira Galeria em 1961 e espero ter contribuido para divulgar artistas como Rubens Gerchmann, Antonio Dias e outros que estavam iniciando nessa epoca. Bjs. Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Susi, toda razão! Temos todos juntos lutar pela arte brasileira, divulgando-a sempre que possivel. Bjs. Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Oi Vera, as Galerias como tudo mais, tiveram altos e baixos.Iberê Camargo foi, na minha opinião um dos maiores artistas brasileiros. Obrigado pela visita e volte sempre. Bjs. Jonas

Anônimo disse...

Olá,Jonas!!!
Pelo visto não tem postado mais fotos mas fico contente que ainda existe alguem disposto a dividir a historia da arte com jovens estudantes.Estava procurando conteúdos de Antonio Dias quando li que ele expos individualmente em sua galeria (Galeria Relevo.Portanto,se puder me ajudar com um trabalho importantíssimo da faculdade,gostaria de obter alguns registros desse ocorrido.
Nossa!!!!!
se puder me ajudar ficarei muito grata...
Meu email é larissapecanha@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá,Jonas!!!
Pelo visto não tem postado mais fotos mas fico contente que ainda existe alguem disposto a dividir a historia da arte com jovens estudantes.Estava procurando conteúdos de Antonio Dias quando li que ele expos individualmente em sua galeria (Galeria Relevo.Portanto,se puder me ajudar com um trabalho importantíssimo da faculdade,gostaria de obter alguns registros desse ocorrido.
Nossa!!!!!
se puder me ajudar ficarei muito grata...
Meu email é larissapecanha@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá,Jonas!!!
Pelo visto não tem postado mais fotos mas fico contente que ainda existe alguem disposto a dividir a historia da arte com jovens estudantes.Estava procurando conteúdos de Antonio Dias quando li que ele expos individualmente em sua galeria (Galeria Relevo.Portanto,se puder me ajudar com um trabalho importantíssimo da faculdade,gostaria de obter alguns registros desse ocorrido.
Nossa!!!!!
se puder me ajudar ficarei muito grata...
Meu email é larissapecanha@hotmail.com

Anônimo disse...

Larissa, terei muito prazer em conversar com vc. e dar os esclarecimentos possiveis. Pode me ligar: 22746012 (10 as 14horas}. abrs. Jonas.

Jonas Prochownik disse...

Formiga, a outra Galeria, foi fundada por mim em 1961, se chamava Relevo. Abrs. do Jonas.